No último ano, foram identificados mais de 6 ataques específicos a usuários de serviços bancários online em Angola. A maior parte deles incidiram no roubo de senhas e informações pessoais dos clientes.

O phishing é uma técnica de fraude online utilizada para cometer roubo de identidade e de finanças pessoais que consiste no envio de e-mails em nome de uma entidade ou pessoa supostamente confiável, de forma a persuadir os usuários a divulgarem as suas informações pessoais.

Cuidados a ter com as informações bancárias

Confira as nossas recomendações sobre como evitar o ataque de hackers:

  • Nunca envie o seu nome de utilizador, código de acesso ou chave de confirmação por e-mail;
  • Mantenha o seu antivírus actualizado para aceder  ao internet banking;
  • Não abra anexos de mensagens não solicitadas, mesmo que pareçam enviadas por conhecidos;
  • Desconfie de mensagens com endereços estranhos ou português incorreto;
  • Abra apenas páginas confiáveis. Verifique se o site possui mecanismos de criptografia - protocolo HTTPS (localizado no início da URL);
  • Não clique em links de e-mails que supostamente sejam enviados pela instituição bancária, pois as mensagens podem ser falsas e conter "phishing";
  • Utilize senhas fortes, que contenham letras, números e caracteres especiais, como @ e #. Fuja das combinações óbvias, como datas comemorativas.

Recordamos que...

O Banco Comercial Angolano envia mensagens de correio eletrónico (e-mails):

  • Sem links;
  • Sem ficheiros executáveis;
  • Sem solicitar a instalação de software;
  • Sem solicitar dados pessoais, como NIF, passwords ou número de telemóvel