O Banco Comercial Angolano - BCA, sociedade anónima de responsabilidade limitada, é um banco de capitais privados de residentes nacionais, com sede em Luanda. Foi criado no dia 3 de Março de 1997, tendo iniciado as suas actividades 23 de Março de 1999.

O BCA iniciou a sua actividade com apenas uma agência, tendo posteriormente aberto um posto de atendimento junto de uma grande superfície comercial, o supermercado "JUMBO", onde efectua até a presente data operações de compra de moeda estrangeira e recepção pontual de fundos. Em Agosto de 2004 foram abertos mais três balcões e em Março de 2006 mais um Balcão foi aberto.

No âmbito da sua estratégia empresarial, o Banco assinou em 2005, o acordo de parceria com o ABSA BANK, no âmbito do qual o ABSA BANK passou a deter 50% do capital social do BCA. mediante do capital social para 15 milhoes de dólares . Neste mesmo ano, foi distinguido em Dezembro, com o prémio "Euromarket Award 2005" ? atribuído em Bruxelas, na Bélgica.

Em meados de 2009, consumou-se o términos do acordo de parceria com o ABSA BANK e o BCA voltou a sua configuração inicial, ou seja um banco angolano detido por accionistas nacionais, preservando contudo, as melhores práticas internacionais introduzidas no BCA por aquele parceiro estratégico, designadamente no domínio da luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo.